Modelos que menos desvalorizam

Modelos que menos desvalorizam

Na hora de comprar um carro, grande parte dos consumidores já se preocupa com o momento da revenda. A perda de valor de um modelo é um fator decisivo de escolha para muitas pessoas. Para ajudar você a tomar a melhor decisão, selecionamos os veículos que menos desvalorizaram em 2020.

 

Carros que menos desvalorizaram em 2020

Veja a seguir quais foram os 10 veículos que menos desvalorizaram em 2020. Note que todos os modelos selecionados estão abaixo dos R$100 mil reais. 

1. Chevrolet Ônix

Um dos mais vendidos do país, o Chevrolet Ônix não só foi o carro que menos desvalorizou, como foi o único que valorizou. Segundo um levantamento realizado pela KBB Brasil, o Ônix comprado 0km em 2019 pôde ser negociado com preço 1,84% maior em 2020. Uma excelente opção para quem quer economizar.

2. Volkswagen Fox

O Volkswagen Fox é um projeto com quase vinte anos e até hoje se mantém como um dos modelos com maior custo benefício. O hatch ganhou grande destaque em 2020 com a desvalorização de apenas 0,54% do valor do ano anterior.

3. Volkswagen T-Cross

Segundo de muitos Volkswagen dessa lista, o T-Cross brilhou por ser o SUV compacto que menos desvalorizou em 2020, com índice de apenas 0,66%. Com design robusto e a excelente mecânica da marca, esse modelo é o utilitário mais vendido da categoria. O sucesso foi tanto que o T-Cross já foi o carro mais emplacado do Brasil em um mês.

4. JAC T50

A JAC vem conquistando números cada vez mais impressionantes no mercado brasileiro. O T50 veio para provar que os carros chineses podem segurar bastante valor. Apesar de ter emplacado poucas unidades em 2020, o utilitário esportivo compacto perdeu apenas 1,08% durante o ano.

5. Volkswagen Polo

O Volkswagen Polo conseguiu superar o companheiro Gol e conquistou o seu lugar na lista dos carros que menos desvalorizaram. O compacto premium da marca alemã perdeu apenas 1.63% do valor original no ano passado. Uma grande vantagem é que o Polo possui seis versões no mercado, com uma boa variedade de potências de motor.

6. Volkswagen Virtus

Terceiro sedan mais vendido no Brasil, o Volkswagen Virtus é o modelo perfeito para quem busca conforto, segurança e economia. O Virtus perdeu apenas 2,54% do valor em 2020. Outra grande vantagem do modelo é contar com cinco versões, uma delas exclusiva para pessoas com deficiência.

7. Fiat Argo

Oitavo modelo mais vendido no mercado brasileiro, o Fiat Argo perdeu em média 2,85% do valor no ano passado. Além de ser muito econômico, o hatch é bastante aceito pelo público por conta das grandes promoções que a Fiat oferece ao longo do ano. É uma boa opção para quem quer economizar.

8. Fiat Cronos

A Fiat também se destacou com o Cronos, sedan que disponibiliza cinco versões para os consumidores e que faz sucesso por conta das promoções da marca. O modelo depreciou em 3,40% em 2020 e é um dos importados com melhor custo benefício no mercado automotivo brasileiro.

9. Volkswagen Up!

O Volkswagen Up! fechou o ano de 2020 com uma perda de 3,41% do seu valor. A linha 2019/2020 foi lançada em três versões por conta da nova resolução do Contran sobre encostos de cabeça e cintos de três pontos. Mas apesar de ser uma das melhores taxas de depreciação, o subcompacto está com os dias contados no Brasil. O modelo está deixando de ser produzido no Brasil e será substituído pelo Polo Track.

10. Volkswagen Saveiro

A Saveiro veio para fechar a lista com chaves de ouro e provar de vez que a Volkswagen é a marca que mais segura valor no mercado automotivo atual. O modelo fechou o ano com 3,83% de desvalorização. Uma das grandes vantagens do carro é o baixo custo de manutenção. A Saveiro ainda conta com quatro versões de acabamento, que disponibilizam cabine simples ou dupla.

 

Fatores que influenciam na desvalorização

A desvalorização é causada por diversos fatores. O principal deles está relacionado aos custos e à facilidade de manutenção. Quanto mais difícil de se encontrar peças e mão de obra qualificada, mais o carro perde valor na revenda. 

Isso também está relacionado à popularidade de um modelo. Se um carro vendeu muitas unidades, significa que teve uma excelente aceitação do público. Logo, oficinas e mecânicos precisam se preparar pra atender à demanda, trazer peças e realizar a manutenção adequada. Isso tem impacto direto na taxa de desvalorização dos veículos. 

Vale lembrar que as funcionalidades e os equipamentos também são fatores importantes. Ar condicionado, sistema de airbags, câmbio automático, motor flex, central multimídia e outros componentes do tipo podem fazer o carro segurar um pouco mais o valor. Assim, um veículo específico pode ter o preço um pouco mais alto que os outros do mesmo modelo.


Está em busca do carro ideal? Confira nosso estoque de seminovos para encontrar o melhor veículo para você!