Saiba como calcular o financiamento do seu veículo

Saiba como calcular o financiamento do seu veículo

Na hora de comprar um carro, podemos optar por diferentes formas de pagamento e a melhor delas é aquela que cabe no seu bolso. Existem dois principais motivos para as pessoas optarem pelo financiamento de um veículo.

O primeiro deles é a impossibilidade de se esperar alguns meses ou anos para juntar o dinheiro e pagar à vista. O segundo é o fato da pessoa ter um planejamento financeiro em que vê mais vantagens em parcelar a compra para não comprometer a reserva e arcar com a dívida mensalmente.

Seja qual for o seu motivo, neste artigo você vai entender as vantagens do financiamento e como calcular o melhor plano de acordo com o seu orçamento.

5 vantagens do financiamento

1. Plano personalizado

O financiamento de veículos seminovos tem sido cada vez mais facilitado pelos bancos. Hoje, o cliente pode escolher quanto quer dar de entrada e em quantas parcelas deseja financiar o restante.

Dessa forma, você tem a possibilidade, por exemplo, de pagar uma grande parte à vista e ter menos parcelas para reduzir os juros. Algumas financiadoras também permitem parcelar no cartão de crédito.

2. Tempo de entrega

Ao contrário do consórcio, em que você começa a pagar pelo veículo, mas precisa ser sorteado para retirar a sua compra, no financiamento você não precisa esperar tanto.

Isso só não acontece se o veículo for novo e a concessionária pedir um tempo para a fabricação. Mas com veículos seminovos, você pode levar o seu carro assim que a transação entre o banco e a loja for concluída.

3. Amortização dos juros

Você sabia que é possível retirar parte dos juros do financiamento? Isso acontece quando o consumidor opta por antecipar o pagamento das últimas parcelas em troca da amortização dos juros.

Dessa maneira, você termina de quitar o seu carro mais cedo e ainda economiza. É uma boa maneira de usar o 13º, o bônus da empresa ou aquela renda extra que você vem fazendo.

4. Renegociação da dívida

Ao financiar o seu carro, você cria um contrato com o banco ou financiadora, que irá pagar o valor integral do veículo para a loja. Nesse momento, você assume o compromisso de quitar a dívida dentro do prazo estipulado e o veículo já é registrado no seu nome. Se por algum motivo você não conseguir cumprir com o compromisso, é possível renegociar a dívida.

5. Troca de carro

Você gosta de trocar de carro periodicamente ou acha que seu automóvel não atende mais às suas necessidades? Mesmo os veículos financiados podem ser revendidos. Quando isso acontece, o próximo proprietário deverá arcar com a dívida feita com o banco ou financiadora. Nesse caso, tanto a posse do veículo quanto a dívida passarão para o nome do comprador.

Como calcular o valor do financiamento

Observe o seu orçamento

A quantidade de parcelas e a taxa de juros irá depender do quanto você pode dar de entrada. Supondo que o veículo custe R$40.000 e você dá R$10.000 de entrada, o restante deverá ser parcelado de acordo com aquilo que você pode pagar por mês.

Quanto mais você divide, maiores serão os juros. Especialistas indicam que o ideal é não comprometer mais de 30% da sua renda. Por isso, faça as contas e determine quanto você pode se comprometer a pagar.

Passe pela análise de crédito

Antes do banco aceitar fechar o acordo com você, ele irá analisar o seu score de crédito, ou seja, se você tem uma boa reputação como pagador de contas. Por isso, caso seu nome esteja sujo na praça, é importante quitar suas dívidas. Assim você dá à financiadora a confiança de que você irá honrar com seu compromisso.

Compare as taxas de juros

A análise de crédito também pode interferir no tamanho das taxas de juros. Por isso, vale a pena conferir quais as melhores condições de pagamento que os bancos têm a oferecer. E não deixe de checar também as taxas cobradas por atraso no pagamento. Antes de fechar contrato, negocie.

 

Você já escolheu o veículo que deseja comprar e quer simular como seria o financiamento? Utilize o nosso simulador de financiamento e planeje a sua compra.